Neste post compartilho dicas sobre como comunicar eficazmente por meio de gráficos.
As dicas são baseadas no livro "The Say It With Charts - Complete Tool Kit", de Gene Zelaszni, Diretor de Comunicação Visual da renomada consultoria de negócios Mckinsey & Company.
Zelazni, estabelece três etapas da construção de um gráfico:
- Identifique a mensagem;
- Indentifique a comparação; e
- Escolha o gráfico;
A etapa 1 é passo mais importante e geralmente é negligenciado por analistas. Trata-se da escolha da mensagem ou o famoso termo inglês "So What?", que numa tradução livre para o português significa: "E então?" ou "O que tem para me dizer?", ou ainda "Qual é a mensagem que deseja passar?".
Assim como 'quando não se tem um destino, qualquer caminho serve', 'quando não se tem uma mensagem, qualquer gráfico serve'.
Os demais passos consistem em identificar o tipo de comparação e selecionar o tipo de gráfico mais adequado, formatando-o de acordo em linha com a mensagem escolhida.
Ao final, preprarei uma página contendo os 5 elementos básicos de um gráfico: título do gráfico e dos eixos 'x" e 'y'; rótulo de valores; quebra de escala e fonte da informação.
Recomendo a leitura do livro para obter informações adicionais, tais como, as variações dos 5 tipos básicos de gráficos e dicas de formatação deles para enfatizar a mensagem que deseja.
Boa leitura!
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