Tuesday, September 23, 2014

Quando não se tem uma mensagem, qualquer gráfico serve

Neste post compartilho dicas sobre como comunicar eficazmente por meio de gráficos.

As dicas são baseadas no livro "The Say It With Charts - Complete Tool Kit", de Gene Zelaszni, Diretor de Comunicação Visual da renomada consultoria de negócios Mckinsey & Company.

Zelazni, estabelece três etapas da construção de um gráfico:
  • Identifique a mensagem;
  • Indentifique a comparação; e
  • Escolha o gráfico;

A etapa 1 é passo mais importante e geralmente é negligenciado por analistas. Trata-se da escolha da mensagem ou o famoso termo inglês "So What?", que numa tradução livre para o português significa: "E então?" ou "O que tem para me dizer?", ou ainda "Qual é a mensagem que deseja passar?".

Assim como 'quando não se tem um destino, qualquer caminho serve', 'quando não se tem uma mensagem, qualquer gráfico serve'.

Os demais passos consistem em identificar o tipo de comparação e selecionar o tipo de gráfico mais adequado, formatando-o de acordo em linha com a mensagem escolhida. 

Ao final, preprarei uma página contendo os 5 elementos básicos de um gráfico: título do gráfico e dos eixos 'x" e 'y'; rótulo de valores; quebra de escala e fonte da informação.

Recomendo a leitura do livro para obter informações adicionais, tais como, as variações dos 5 tipos básicos de gráficos e dicas de formatação deles para enfatizar a mensagem que deseja.

Boa leitura!







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